quarta-feira, 15 de maio de 2013

solidão

no último encontro do grupo de estudos, vimos normas de conduta ética no serviço público.. a amiga-pisciana achava graça de todos aqueles artigos exprimindo "o óbvio".. hoje, penso que uma das coisas que mais me dóem é perceber o quanto isso não é óbvio e que, ainda que você tente explicar, quase ninguém percebe..

lealdade deve ser um dos valores que mais pesam para mim

n substantivo feminino
1    respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade
2    fidelidade aos compromissos assumidos
3    caráter do que é inspirado por este respeito ou fidelidade


e, não tem jeito, na maioria das situações não tem como ficar neutra.. até porque não tomar um dos lados, na maioria das vezes, corresponde a tomar o outro lado.. 

por exemplo, quando você presencia uma injustiça.. dizer que aquilo não tem nada a ver com você e fingir que não viu te torna conivente com quem a praticou..

para mim, lealdade significa escolher o lado. poder contar com alguém é saber que a pessoa estará lá não importa o que acontecer. nem que seja para te repreender. amigos deviam ser justamente aqueles que nos ajudam a crescer, não que dão as costas quando estamos sofrendo, alegando não querer envolver-se. 

claro que é só minha visão de mundo. do meu mundo. que, pelo que tenho visto, é cada vez mais só meu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário