ontem, fui à palestra do incrível Amit Goswami, sobre economia da consciência. ele é conhecido como o primeiro ativista quântico, ou seja, a primeira pessoa a usar a Física Quântica para protestar contra o atual estilo de vida baseado no mercado e em detrimento das causas sociais, do meio ambiente e da felicidade.
ele defende que precisamos ser egoístas (viver conforme as leis de mercado, da competição) e generosos (´selfless´) ao mesmo tempo. a generosidade não pode ser forçada em nós, ela é herdada. só a ignorância nos afasta dessa natureza.
a pessoas seguem o Cristianismo há 2.000 anos, e quantas pessoas são amorosas?
quantum é uma pequena quantidade (de ´grãos´). no século XX, descobriu-se que a energia é formada por esses grãos. se a luz é partícula e onda ao mesmo tempo, a matéria também é.
as ondas pertencem ao domínio da realidade fora do espaço e do tempo. quando as observamos, elas tornam-se partículas.
as ondas de elétrons são ondas de possibilidade. tornam-se partículas apenas quando as medimos.
objetos são ondas de possibilidades em domínio fora do tempo e do espaço.
Einstein quis provar que a Física Quântica estava errada. não aceitava que dois objetos que se movam tão longe, na velocidade da luz, sejam capazes de comunicar-se. o fenômeno chama-se comunicação instantânea: aquela sem a troca de sinais. evidência disso é nossa capacidade de comunicarmo-nos conosco, sem precisar de palavras.
todas as tradições espirituais referem-se à unicidade. alguns a chamam de deus, mas separam-no das pessoas. segundo Elliot, ´human kind can´t take so much reality´. com isso, cria-se o dualismo, segundo o qual existiria um domínio separado de nós: o da potencialidade (onde estaria deus) x o da concretude.
as partículas elementares e suas interações formam os átomos, que formam as moléculas, que formam as células, que formam o cérebro, que forma a consciência.
é nossa consciência que converte a onda de potencialidade em realidade. a escolha é feita por deus por meio de nós - é a chamada escolha criativa.
a conexão de amor é só potencial, precisa ser concretizada.
corpos da consciência: físico ➞ vital ➞ mental ➞ intelecto supramental ➞ sublime (ilimitado)
as pessoas gostam de rosas não pelo cheiro, mas por sua energia vital.
imagine se pudéssemos vender felicidade?
aprender a amar é um processo criativo.
ler é mais relaxante do que ir à academia, pois trata-se de energia não física do significado.
pode reparar como, mesmo com a abundância material, as pessoas estão cansadas da separabilidade, da infelicidade.
eu estou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário